Vinhos
- Detalhes
A viticultura e a produção de vinho têm uma longa tradição, estão disseminadas em quase todas as partes do país e a cultura do vinho faz parte do modo de vida tradicional. Por isso, tanto em casa como nos restaurantes, o mais consumido é o vinho da região.
As características naturais (clima, solo, topografia) determinam a divisão do país em duas principais regiões vinícolas, continental e costeira, existindo em cada uma delas várias vinhas com especificidades próprias. Cerca de dois terços da produção são compostos por vinhos brancos, que são mais cultivados na região continental, enquanto os vinhos tintos predominam na região costeira. De acordo com a qualidade, os vinhos são categorizados como de mesa, de qualidade e premium.



Na região continental, o vinho branco mais difundido é graševina (Riesling Italiano ou Laški Riesling), e as principais regiões vinícolas são Baranja e a área em redor de Ilok, no extremo leste, Kutjevo e a área em redor de Đakovo, na região central da Eslavónia, a área em redor de Varaždin e Međimurje, no extremo norte do país, e Plešivičko prigorje, nas proximidades de Zagreb. Entre os vinhos brancos, Traminer e Pinot Branco são também bem conhecidos, enquanto que entre os vinhos tintos, os mais comuns são Frankovka e Portugizac, sendo este último consumido como vinho novo.
Na Ístria, onde se encontra o maior número de produtores familiares com marcas próprias, são cultivados principalmente Malvasia da Ístria (vinhos brancos) e Teran (vinhos tintos). O vinho mais famoso das ilhas do norte do Adriático é Žlahtina Branca, da ilha de Krk.
O vinho tinto é típico da Dalmácia. É produzido a partir da casta Plavac Mali, e é frequentemente designado segundo a localidade onde se cultiva a casta mencionada (Dingač ou Postup, na península de Pelješac). Também são famosos os vinhedos das ilhas de Hvar, Vis e Korčula.