Gastronomia
- Detalhes
A principal característica da cozinha croata é a sua diversidade, pelo que não é possível destacar uma cozinha típica ou um prato típico. Diferentes condições naturais e económicas, tal como diversas influências culturais condicionaram o desenvolvimento de diversas gastronomias regionais. Podem distinguir-se quatro áreas principais, possuindo cada uma delas subáreas com as suas próprias especificidades e especialidades.
A costa do Adriático faz parte do mundo mediterrânico também em termos culinários. A dieta é leve, com numerosos pratos feitos de peixe e outros frutos do mar - chocos, lulas, polvos, mariscos. São utilizados em buzara (molho de tomate e vinho branco), brudet (sopa de peixe) ou são cozinhados em fogo de lenha, grelhados ou sob o chamado peka (tampa em forma de sino). Consomem-se muitos vegetais, leguminosas, mas também ervas selvagens (espargos selvagens, ervas do prado, várias ervas mistas – mišanca). Os legumes são utilizados para fazer sopas grossas (maneštre) ou são cozidos e temperados com azeite e alho – lešo. O azeite é o tempero principal para os pratos. A carne mais comum é a de carneiro, menos frequentemente vitela ou carne de bovino. O prato de carne favorito é a pašticada, preparada por guisado, com a adição de ervas, ameixas e figos secos, bacon e vinho tinto, sendo o acompanhamento mais comum os nhoques (bolinhos de pasta de batata). A carne de porco é fumada e seca ao ar livre para fazer presunto e panceta. Entre os queijos, o mais famoso é o queijo de ovelha seco da ilha de Pag.






Na cozinha de Lika e Gorski Kotar, os pratos de carne são mais comuns: cordeiro, cabra, vaca e, em menor quantidade, porco. A carne é cozinhada com feijão, chucrute ou nabo, grelhada ou assada sob peka e fumada. O acompanhamento mais comum são as batatas assadas (ličke pole). Os pratos de caça também são populares, especialmente os guisados (gulaši) de veado ou javali. São consumidos diversos tipos de cogumelos, abundantes nas florestas locais. A cozinha destas regiões, tradicionalmente criadoras de gado, é também rica em produtos lácteos, como o famoso queijo de Lika, škripavac, assim chamado porque «range» debaixo dos dentes.
Os laticínios também estão presentes na cozinha da Croácia setentrional e central. São bem conhecidos o queijo de vaca fresco e macio, que se come com natas, ou prge da Podravina, queijo seco temperado com pimenta vermelha e alho. As natas são também utilizadas como complemento de guisados e sopas. As aves e a carne de porco são os mais consumidos. Purica s mlincima – peru assado com mlinci, um acompanhamento feito de massa sem fermento, é um dos pratos mais famosos de Hrvatsko Zagorje e da zona de Zagreb. Os štrukli, um tipo de almofada de massa recheada, é o prato mais popular dessa região, que também se tornou popular noutras partes da Croácia. Os štrukli podem ser salgados ou doces, cozidos ou assados, ou servidos em sopa, com recheio de queijo, maçã, abóbora, sementes de papoila, milho de painço, etc. No passado, também se preparavam os pratos com papas de trigo sarraceno, milho de painço ou papas de cevada, sendo estes alimentos cada vez mais comuns também nos menus modernos.






Na tradição culinária do nordeste da Croácia (Eslavónia, Baranja), a carne de porco desempenha um papel importante, quer seja preparada na hora ou transformada em produtos de carne curada – salsichas, bacon, presunto, torresmos ou o famoso kulen e kulenova seka (semelhantes ao chouriço de Pamplona). Um prato famoso é o čobanac, um gulache feito com vários tipos de carne e batatas, ou os žličnjaci (massa cozida feita de farinha e ovos). Com peixes de rio prepara-se o guisado chamado paprikaš. Os pratos são fortemente temperados com pimenta vermelha. Com gordura de porco fazem-se os famosos bolos salenjaci.
A gastronomia é parte indispensável da tradição das regiões croatas e um fator importante da sua identidade contemporânea. É também parte integrante da oferta turística, que inclui diversos eventos gastronómicos, como Dia da Trufa na Ístria, Marunada em Kvarner, «O Que os Nossos Antepassados Comeram?» em Vrbovec, Kulenijada em Požega e Bučijada em Ivanić-Grad, bem como restaurantes e quintas que oferecem pratos preparados de forma tradicional ou baseados na tradição, mas adaptados aos princípios culinários modernos.