Os media

O primeiro jornal da Croácia, Ephemerides Zagrabienses, foi impresso em Zagreb em 1771 em latim, e o primeiro jornal em croata, Kraljski Dalmatin, foi lançado em 1806 em Zadar (também foi simultaneamente publicado em italiano).

A partir dos anos de 1830, o número de jornais e dos seus leitores foi-se espandindo gradualmente. Os mais importantes foram Danica, Narodne novine e Obzor. Da década de 20 à década de 80 do século passado, assiste-se ao auge da circulação e influência dos jornais diários, os mais importantes dos quais foram Novosti e Jutarnji list (entre as duas guerras mundiais), assim como Vjesnik, Večernji list e Slobodna Dalmacija (durante o período socialista). A partir da década de 50 também foram particularmente lidos os semanários e quinzenais profissionalmente modernos – Vjesnik u srijedu e Start. Desde o início do século XXI os meios de comunicação impressos (os jornais diários mais importantes da atualidade são Jutarnji list, Večernji list e Slobodna Dalmacija) têm vindo a perder a sua primazia em favor dos portais, incluindo os portais dos referidos jornais.

O primeiro estúdio da Estação de Rádio de Zagreb
Rádio-Televisão Croata é uma empresa pública de rádio e televisão que transmite 4 canais nacionais de televisão e 3 de rádio, tal como vários canais de rádio locais.
Empresa jornalística Vjesnik era a principal editora jornalística croata na Jugoslávia (para além do diário Vjesnik, publicava vários semanários e revistas: Arena, Start, Studio, Svijet).

Em 1924, em Zagreb foi fundado o Radio Club de Zagreb, que em 1926 deu origem à Estação de Rádio de Zagreb (a primeira estação de rádio no sudeste da Europa), que por sua vez foi sucedida pela Rádio Croata. Para além dela, várias outras cadeias de rádio transmitem os seus programas a nível nacional (Rádio Aberta/Otvoreni radio, Radio Popular/Narodni radio, Rádio Católica Croata/Hrvatski katolički radio) e muitas estações de rádio regionais e locais. Em 2022, foram atribuídas as primeiras concessões para rádio digital, estando quase toda a Croácia coberta pelo sinal digital DAB+. A Televisão de Zagreb começou a emitir em 1956. Hoje, como Televisão Croata, é uma estação pública de rádio e televisão, transmitindo em 4 canais nacionais (desde 2010, num sinal digital). Ao nível nacional, no que diz respeito à programação geral, a Croácia dispõe ainda de duas redes de televisão privadas, a RTL e a Nova TV, com vários canais, para além de cerca de vinte canais regionais e locais, mas também vários canais especializados, via cabo, sinal digital ou online. Como meio de comunicação, a televisão teve o seu auge de audiência e influência desde o final da década de 70 até ao início do século XXI, quando foi exposta à concorrência de um número crescente de portais de internet, especialmente em termos de informação.